A PÁSCOA ONTEM E HOJE

             A PÁSCOA ONTEM E HOJE


É BEM VERDADE QUE A PÁSCOA PERDEU SEU REAL SENTIDO FAZ MUITO TEMPO! SÃO MUITAS AS PESSOAS QUE NEM SABEM COMO ELA SURGIU, QUEM ORDENOU, NEM TÃO POUCO O QUE REALMENTE É.
MAIS SE MERGULHARMOS NAS SAGRADAS ESCRITURAS ENCONTRAREMOS TUDO SOBRE A MESMA.  A PÁSCOA SURGIU ANTES DE CRISTO E SUA REAL COMEMORAÇÃO ESTÁ LIGADA A LIBERTAÇÃO DO POVO HEBREU DA TERRA DO EGITO, ELA TAMBÉM PREFIGURA O GRANDE SACRIFÍCIO DE CRISTO NA CRUZ.

A PÁSCOA NA BÍBLIA (ORIGEM).
NA BÍBLIA, A PÁSCOA TEVE SEU INÍCIO QUANDO O SENHOR ANUNCIA A DÉCIMA PRAGA (Essa seria A Morte Dos Primogênitos). O SENHOR INSTRUI MOISÉS, PARA QUE ESSE ORIENTASSE TODO POVO HEBREU A SACRIFICAR UM CORDEIRO E ASPEGIR O SANGUE DO MESMO NOS UMBRAIS DE SUAS PORTAS (pois á meia o anjo da morte viria e mataria todo o primogênito do qual a porta não tivesse marcada com sangue).  “E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.” (Êxodo 12.13). POR ISS O NOME “PESSACH”, QUE SIGNIFICA “PASSAGEM” OU “PASSAR POR CIMA”. COM ISSO, ENTENDEMOS QUE PÁSCOA É O MESMO QUE LIVRAMENTO.

A PÁSCOA NA BÍBLIA (TEMPO DE CRISTO)

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO MOMENTOS ANTES DE SER PRESO, REALIZOU COM SEUS DOZE DÍSCIPULOS A “ÚLTIMA CEIA”, EM LUCAS 22.15 LEMOS: “E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e com ele os doze apóstolos. E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça.”  ELE DEIXA CLARO SER ELE O CORDEIRO PASCAL (assim como o sangue do cordeiro descrito em Êxodo 12.13 livrou o povo Hebreu da morte, assim também SEU SANGUE NA CRUZ TRARIA VIDA ETERNA PARA TODO QUE NELE CREE). A PROVA DISTO É QUE JOÃO BATISTA DECLAROU: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.” (João 1.29).
O PROFETA ISAÍAS JÁ HAVIA PROFETIZADO CERCA DE OITO SÉCULOS ANTES SOBRE O SOFRIMENTO DESSE CORDEIRO PASCAL (CRISTO JEUS): “Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.” (Isaías 53.7); “E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. “Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades.” (Isaías 53.5) “Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos porque as iniquidades deles levará sobre si.” (Isaías 53.9-11).

A “PÁSCOA” HOJE
NA VERDADE A PÁSCOA PERDEU SEU REAL SENTIDO NOS DIAS DE HOJE! AS COISAS QUE SE DESTACAM SÃO MUDANAS RECHEADAS DE ERESIAS. SÃO OVOS DE CHOCOLATES, COELHOS, ABSTINÊNCIA DE CARNES E MUITAS OUTRAS COISAS QUE NÃO POSSUEM NADA DE COMUM COM O QUE REALMENTE É A PÁSCOA.
O PROBLEMA NÃO SERIA TÃO GRANDE SE OS ERROS SOBRE A PÁSCOA FIZESSE PARTE APENAS DO MEIO DAQUELES QUE NÃO CONHECEM A VERDADE. INFELIZMENTE MUITAS IGREJAS DENOMIDA “EVANGELICA” AINDA NÃO ENTENDEU BEM O QUE REALMENTE É A PÁSCOA.
PÁSCOA É REFLEXÃO! É GRATIDÃO POR TER A VIDA POUPADA DA MORTE! É TEMPO DE ENTEDERMOS QUE, ASSIM COMO O SANGUE DO CORDEIRO LIVROU DA MORTE O POVO HEBREU, O SANGUE DE CRISTO JESUS NOS LIVROU DA MORTE ETERNA (porque o salário do pecado é a morte RM 6.23 PA) E NOS TROUXE VIDA ETERNA (...mais o Dom Gratuito de Deus é a Vida Eterna em Cristo Jesus, Nosso Senhor RM 6.23 PB).

Pr. Aramís Belarmino da Silva

PIB EM ARAÇAGI - PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário